quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brainstorming


Como podemos aprender na aula de ontem o “Brainstorming” é uma técnica utilizada para potenciar e explorar a criatividade de um grupo. Esta dinâmica, como técnica criativa foi desenvolvida, nos anos trinta, por Alex Faickney Osborn, gestor americano na área da publicidade.

Este conceito tem origem na palavra “Brain” cérebro e “Storm”, ou seja, Tempestade de Ideias. Esta dinâmica tem como objectivo obter novas ideias ou procurar soluções alternativas através do incentivo e da promoção da liberdade mental, sem qualquer tipo de condicionamento. É uma técnica muito vantajosa porque uma ideia chama outra ideia e assim sucessivamente.

Aplicações do “Brainstorming”:
  • Desenvolver novos produtos/serviços ou melhorar os que já existem;
  • Desenvolver novos produtos/serviços ou melhorar os existentes;
  • Promover novas ideias para campanhas de comunicação ou publicidade;
  • Resolver questões que se prendem com a gestão, lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Formar equipas de trabalho através do estímulo dos participantes e da Criatividade.
Regras:
  • Encorajar a equipa a partilhar ideias que têm em mente, sem limitações ou receios;
  • Promover a motivação, confiança, liberdade e criatividade;
  • Rejeitar a critica, porque a critiva conduz directamente à falha do “brainstorming”;
  • A quantidade de ideias associa-se à qualidade, uma vez que a ideia depois de muitas ideias surge com mais facilidade.

“A melhor forma de ter uma boa ideia é ter muitas ideias.”, Linus Pauling

Sem comentários:

Enviar um comentário