quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Saber Ouvir


O dia-a-dia é muito agressivo e intenso para todos nós e nem sempre estamos disponíveis para observar o que está à nossa volta.

É importante pararmos e prestarmos atenção a todos os pequenos grandes pormenores e termos disponibilidade para ouvir o que os outros nos têm para dizer.

Porque é que é importante Saber Ouvir?

A célebre frase “dois ouvidos e uma boca” ajudam-nos a reflectir sobre este assunto. Devemos estar predispostos a ouvir mais do que falamos, porque nos ajuda a manter uma relação saudável com o próximo e a ler nas entrelinhas. Em ambiente escolar ou profissional a ausência de disponibilidade para ouvir os colegas, pode trazer problemas no futuro.

É fundamental manter o foco no nosso interlocutor e não nos distrairmos com o meio envolvente. Quando estivermos a ouvir é extremamente importante que estejamos atentos aos sinais da linguagem corporal:
  • Expressões faciais;
  • Posicionamento das mãos;
  • Tom de voz;
  • Gestos.
Quando estamos a ouvir a outra pessoa devemos demonstrar que estamos atentos e interessados no que o interlocutor nos está dizer , portanto não devemos mexer em papeis, no telemóvel (…). Naturalmente que, quando escutamos, devemos ficar em silêncio e deixarmos as outras pessoas falarem. Devemos manter o diálogo e recorrermos a palavras chave, como por exemplo: “sim”; “entendo”; “muito bem”; “estou de acordo”; ou simplesmente devemos recorrer à linguagem não verbal, e irmos expressando compreensão através dos sinais não verbais.

" Dois Ouvidos e Uma Boca"

Sem comentários:

Enviar um comentário