Todos nós em algum momento da nossa vida nos confrontamos com a crítica. É um momento difícil e que exige de nós bom senso e filtro para analisarmos e tentarmos compreender o porquê das criticas que estamos a receber.
Acredito que as criticas quando são bem recebidas têm um papel preponderante na nossa evolução enquanto seres humanos. Nas relações que são estabelecidas entre chefias e subordinados, alunos e professores, pais e filhos, este tema é corrente e quando é mal gerido, origina relações complexas entre as partes envolvidas.
Quando nos criticam, devemos parar para reflectir sobre a critica que nos estão a fazer e tentar reter os aspectos positivos da mesma de forma a crescermos e aprendermos com a mesma.
Atitudes a desenvolver:
- Capacidade de aceitar a critica;
- Desenvolver o sentido de humor de forma a efectuar uma gestão saudável da critica;
- Manter a calma e a serenidade – nem sempre ouvimos aquilo que queremos!;
- Ser assertivo e sensato;
- PPA – Parar; Pensar; e Agir;
- Open Mind – Mente aberta – saber aceitar as criticas;
- Procurar compreender os fundamentos das criticas;
- Ter abertura e vontade para mudar;
- Evitar respostas abruptas;
- Colocar-se no lugar do outro e procurar compreender os fundamentos da critica.
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