quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quando a Crítica Acontece


Todos nós em algum momento da nossa vida nos confrontamos com a crítica. É um momento difícil e que exige de nós bom senso e filtro para analisarmos e tentarmos compreender o porquê das criticas que estamos a receber.
 Acredito que as criticas quando são bem recebidas têm um papel preponderante na nossa evolução enquanto seres humanos. Nas relações que são estabelecidas entre chefias e subordinados, alunos e professores, pais e filhos, este tema é corrente e  quando é mal gerido, origina relações complexas entre as partes envolvidas.
Quando nos criticam, devemos parar para reflectir sobre a critica que nos estão a fazer e tentar reter os aspectos positivos da mesma de forma a crescermos e aprendermos com a mesma.

Atitudes a desenvolver:
  • Capacidade de aceitar a critica;
  • Desenvolver o sentido de humor de forma a efectuar uma gestão saudável da critica;
  • Manter a calma e a serenidade – nem sempre ouvimos aquilo que queremos!;
  • Ser assertivo e sensato;
  • PPA – Parar; Pensar; e Agir;
  • Open Mind – Mente aberta – saber aceitar as criticas;
  • Procurar compreender os fundamentos das criticas;
  • Ter abertura e vontade para mudar;
  • Evitar respostas abruptas;
  • Colocar-se no lugar do outro e procurar compreender os fundamentos da critica.

Sem comentários:

Enviar um comentário